Lista traz novidades e reforça crescimento do segmento de alimentação e food service
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou, no início de fevereiro, o ranking das 50 maiores franquias do Brasil por número de operações. Pelo terceiro ano consecutivo, a Cacau Show, do segmento de Alimentação – Comércio e Distribuição, manteve a liderança, alcançando 4.661 operações, representando um crescimento de 10,6% em relação a 2023.
Além da Cacau Show, o top 10 do ranking é composto por marcas consolidadas no mercado brasileiro: O Boticário, McDonald’s, Colchões Ortobom, Lubrax+, OdontoCompany, AM/PM, Óticas Carol, BR Mania e Shell Select. Essas redes demonstram a força e a diversidade do franchising no país, abrangendo setores como saúde, beleza, alimentação e serviços automotivos.
O estudo da ABF revelou que marcas de nove segmentos compõem o ranking das 50 maiores franquias no Brasil por número de operações em 2025. Entre eles, três concentram a maior quantidade de redes: Alimentação (Food Service e Comércio e Distribuição) lidera, com 34% delas; Saúde, Beleza e Bem-Estar vem em segundo lugar (16%); e Moda (14%). O ranking de 2025 também destacou a entrada de cinco novas marcas: Natura, The Best Açaí (que apresentou o maior crescimento, de 54%), Milky Moo Milkshakes, Lavateria e Fini.
Essas estreias refletem a dinâmica e a capacidade de inovação do setor de franquias no Brasil, que continua a se expandir e diversificar, oferecendo oportunidades para empreendedores em diversas áreas.
