Franquia de costura Tem Jeito cresce com novo perfil de consumo

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Redes de serviços crescem na contramão da tecnologia.

Quem nunca precisou arrumar aquela roupa preferida porque ela estava com um furinho num local visível. A verdade é que, apesar de serviços com muita tecnologia agregada terem crescido muito nas últimas décadas, o trabalho manual nunca saiu de moda. Boleiras, faxineiras, alfaiates e costureiras pareciam ter saído de uso, com opções cada vez mais tecnológicas, mas o bom e velho serviço de bairro nunca deixou de ser valorizado e está se moldando aos novos tempos, para chegar a todos os cantos, através de franquias, como é o caso da rede Tem Jeito.

A franquia de costura vem ganhando destaque como modelo de negócio lucrativo e acessível. A mudança no comportamento do consumidor impulsiona esse crescimento. Em 2024, o setor de Moda cresceu 16,2% no faturamento, segundo a ABF. O aumento da procura por ajustes e customizações reflete o desejo por consumo mais consciente e personalizado. Ao invés de comprar novas peças, muitos preferem reaproveitar o que já têm no armário.

Baixo investimento e operação simples.

Com investimento inicial de R$ 129.000, a franquia Tem Jeito oferece uma operação enxuta e faturamento médio de R$ 40.000 por mês. A estrutura exige poucos funcionários, reduzindo despesas fixas. Além disso, o serviço tem alta recorrência. Clientes costumam voltar sempre que precisam ajustar ou transformar roupas, garantindo fluxo constante de trabalho e estabilidade financeira para o franqueado.

Dados da Octadesk com o Opinion Box revelam que 88% dos brasileiros compram online todo mês. Muitas dessas compras vêm de sites internacionais, com modelagens padronizadas. Isso amplia a procura por ajustes, sob medida ou correções simples. A franquia de costura surge como solução prática para atender essa necessidade constante do mercado, unindo serviço especializado e atendimento personalizado.

Franquias estruturadas e rentáveis ganham espaço

Modelos como a Tem Jeito mostram que o setor deixou de ser um ofício informal. Hoje, é uma operação escalável, com suporte técnico e treinamento profissional. A estrutura oferecida pela franqueadora permite que até pessoas sem experiência com costura iniciem no setor. O diferencial está na fidelização do cliente e no custo operacional reduzido, favorecendo o retorno rápido do investimento.

O apelo sustentável é um dos grandes atrativos das franquias de costura. Reutilizar roupas e transformar peças antigas se alinha aos valores de consumo consciente. Esse diferencial atrai consumidores que buscam economia e impacto ambiental reduzido. Além disso, o mercado de moda sustentável está em expansão, o que valoriza ainda mais esse tipo de negócio no médio e longo prazo.

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