Enxuto e demanda crescente transformam modelo em “queridinho” dos brasileiros.
Um dos segmentos que mais de se destacam no franchising é o de serviços, especialmente o setor de limpeza e conservação, que cresceu 11,6% em 2024, de acordo com levantamento realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Dentro desse cenário, as lavanderias de autosserviço surgem como uma das opções mais vantajosas, combinando baixo investimento inicial, retorno acelerado e demanda contínua.
Com um modelo de operação enxuto, alta demanda e projeções otimistas para 2025, as lavanderias de autosserviço se consolidam como uma das grandes apostas do franchising brasileiro, oferecendo aos investidores um negócio seguro e promissor. São várias marcas que chegam ao mercado a cada dia, entre elas 5àSec (que está em 35. lugar na lista das maiores franquias do país em 2024, com 578 unidades), Lave & Pegue, LavUp, Acqua Lavanderia Express, Lavateria (na 46. posição no ranking, com 452 pontos), Omo Lavanderia e Laundromat, por exemplo.
Muito populares nos Estados Unidos, o negócio conquista cada vez mais brasileiros, já que uma série de fatores levaram a esse crescimento. A praticidade é uma delas, pois estão presentes em vários lugares, inclusive dentro de postos de combustíveis e mercados, ou seja, enquanto o consumidor troca o óleo do carro ou faz compras para casa, é possível deixar as roupas lavando. Outro fator é que cada vez mais pessoas moram sozinhas, além da expansão de condomínios com apartamentos com lavanderias cada vez menores ou até inexistentes.
Além disso, o avanço da tecnologia tem sido um grande aliado no desenvolvimento dessas franquias. O uso de equipamentos mais eficientes, processos automatizados e aplicativos para agendamento e retirada de roupas aprimoram a experiência dos clientes, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis. Esse diferencial competitivo tem atraído cada vez mais consumidores e investidores, acelerando a expansão do setor no país.