Parceria Inédita fortalece franchising mineiro.
O Governo de Minas Gerais e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) firmaram um acordo inédito para impulsionar o franchising no estado, criando um grupo de trabalho conjunto que articulará programas de capacitação a empreendedores, facilitará o acesso a linhas de crédito e incentivos fiscais e mapeará regiões estratégicas como Vale do Jequitinhonha e Triângulo Mineiro, com o objetivo de descentralizar e expandir a presença de redes franqueadoras.
A iniciativa, apoiada por Sebrae e instituições de ensino, alia poder público e setor privado para promover negócios sustentáveis, geração de empregos e consolidar Minas Gerais como ambiente de excelência para o mercado de franquias. O acordo começou a vigorar no último mês de março e já está em vigor no estado, o que demonstra que o governo mineiro enxerga as franquias como alavancadoras econômicas, que impulsionam o emprego e o empreendedorismo.
Crescimento das franquias em Minas Gerais
Segundo dados recentes, o número de unidades franqueadas no estado aumentou consideravelmente, refletindo a confiança dos investidores no modelo de franquias. Esse crescimento não apenas gera empregos, mas também diversifica a oferta de produtos e serviços para os consumidores mineiros.
Redes em expansão no estado
Entre as franquias que têm se destacado em Minas Gerais, estão redes como a Oral Centter, uma das líderes no segmento de odontologia, com mais de 80 unidades em funcionamento e em franca expansão. A marca tem atraído franqueados interessados num negócio com gestão eficiente e responsável.
Outra rede em expansão é a Mr. Black Café, fundada em 2006 em Belo Horizonte. Desde 2012 faz sua expansão pelo franchise e hoje conta com 40 unidades em operação, deve chegar a 50 pontos até o final do ano, e conta com alguns modelos de franquia, a parir de R$ 135 mil.
Outra mineira de sucesso estrondoso, a rede Empório Mineiro Cheirin Bão é hoje a maior franquia de cafeterias do Brasil, com mais de 1000 lojas instaladas em 300 cidades de 27 estados, proporcionando potencial de faturamento de até R$ 150.000 por mês, com margem líquida entre 15% e 20% .A marca projeta chegar a 2.000 unidades até 2026 e a 200 lojas somente em Minas Gerais até 2028.